O Early Start Denver Model (ESDM) é um modelo de intervenção precoce destinada a crianças a partir dos 12 meses de idade que aborda todas as áreas de desenvolvimento da criança concentrando-se principalmente na estimulação das habilidades socioemocionais, cognitivas e de linguagem, por serem estas as mais afetadas pela Perturbação do Espetro do Autismo (PEA).
O ESDM apoia-se nos princípios da psicologia do desenvolvimento e aplica a análise comportamental seguindo os interesses de cada criança. Nas sessões de intervenção em regime intensivo, o modelo é aplicado em rotinas baseadas em jogos tendo como principal foco os relacionamentos.
Este modelo integra uma intervenção interdisciplinar de forma a contemplar os vários domínios, como o funcionamento motor, funcionamento sensorial, desenvolvimento da comunicação, desenvolvimento intelectual, dificuldades de aprendizagem, funções comportamentais e problemas relacionados com a saúde. Tendo em conta todas estas áreas, o ESDM pode ser aplicado por psicólogos, terapeutas ocupacionais, terapeutas da fala ou outros desde que sejam profissionais certificados e formados neste modelo.
O ESDM prepara, apoia, recompensa e aumenta as iniciativas da criança ajudando os pais ou outros parceiros a interpretar os sinais da criança e a continuar as interações.
A implementação deste modelo requer planos de tratamento individualizados tendo como base as necessidades individuais de cada criança e apoia-se na Checklist Curriculum ESDM, uma ferramenta de avaliação.