ADIR

AUTISM DIAGNOSTIC INTERVIEW – REVISED

O ADI-R é uma entrevista semiestruturada, dirigida principalmente aos pais e cuidadores, que permite uma avaliação detalhada de sujeitos com suspeita de uma Perturbação do Espetro do Autismo (PEA). O seu objetivo é obter descrições detalhadas dos comportamentos e manifestações requeridos para um diagnóstico de PEA. Recolhe informação das áreas da comunicação e linguagem, interação social, comportamentos e interesses repetitivos e restritivos, jogo simbólico e imaginação, bem como outros comportamentos atípicos e habilidades especiais.

OBJETIVOS DA FORMAÇÃO

Oferecer formação específica e obter acreditação para a aplicação dos instrumentos de avaliação de diagnóstico de PEA, ADI-R e ADOS-2, de acordo com os parâmetros internacionais.
Capacitar os profissionais para uma melhor e mais eficaz detecção e diagnóstico de PEA.

FORMADORA

Dra. Amaia Hervás (MD, MRCPsych, PhD) psiquiatra infanto-juvenil e Chefe da Unidade de Saúde Mental Infanto-Juvenil do Hospital Universitário Mutua de Terrassa. Especializou-se em psiquiatria de adultos no Saint George´s Hospital (Londres) e posteriormente em psiquiatria Infanto-Juvenil no Institute of Psychiatry-Maudsley Hospital (Londres). Participa em estudos de investigação em Espanha e a nível internacional acerca da epidemiologia e genética da PHDA (Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção) e PEA, tendo várias publicações internacionais relevantes nestas áreas. Está acreditada para ser formadora oficial do ADI-R e ADOS-2 pelos Prof. Anthony Bailey e o Prof. Michael Rutter do Institute of Psychiatry Maudsley (Universidade de Londres). Acreditada como formadora do ADI-R e ADOS pelo Weill Department of Psychiatry of Cornell University - New York.

DESTINATÁRIOS

Estes cursos destinam-se a profissionais de saúde que tenham experiência com crianças e/ou adultos com PEA e que pretendam melhorar as suas competências de avaliação e diagnóstico de PEA ou que necessitem de formação em instrumentos de diagnóstico para a aplicação em investigação científica.

PRÉ-REQUISITOS E ACREDITAÇÃO

  1. Leitura da documentação explicativa da prova que será fornecida com antecedência;
  2. Cotação da aplicação do ADIR do DVD que será fornecido com antecedência;
  3. Realizar uma filmagem e respetiva cotação de um ADI-R com os pais de uma criança ou jovem com PEA, pedindo o consentimento por escrito à família para poder usar este material durante a formação.

NOTAS

O material, assim como as instruções de trabalho prévio ao curso deverão ser enviadas com a antecedência possível para que os formandos se preparem adequadamente.
A formação será dada em espanhol.

VAGAS

Os cursos só se realizarão com um número mínimo de participantes. No caso de cancelamento, os inscritos serão avisados com a antecedência possível e reembolsado o valor da inscrição.

PREÇO

600€

POLÍTICA DE DESISTÊNCIA

Não existirá devolução do valor de inscrição em caso de não participação na formação.